Cinco pacientes do Serviço de Oncologia do Hospital da Baleia, integrantes do Skank e os “Médicos do Barulho”. Todas essas pessoas brincam e cantam em frente às câmeras com um único objetivo: sensibilizar a população a ajudar na campanha para a construção do Centro de Radioterapia do Hospital da Baleia. Ao fundo, a música “Te Ver” (Samuel Rosa, Lelo Zanetti e Chico Amaral), na ocasião interpretada por integrantes do coral infanto-juvenil da Fundação Clóvis Salgado, transforma-se em trilha sonora para esse espetáculo da solidariedade.
A campanha, que teve início dia 7 de julho – e tem como mote "Seja um Doutor em Sorrisos" -, pretende arrecadar verba para a construção do Centro de Radioterapia do Hospital e o Skank entrou nessa com muita dedicação! “Esperamos que a nossa participação, mais uma vez, possa ser positiva, com esse objetivo de construção do centro”, declarou Haroldo Ferretti, baterista do Skank.
O Hospital da Baleia é referência estadual de tratamento do câncer adulto e infantil. Atualmente são nove mil pacientes em tratamento, totalizando cerca de 22 mil procedimentos oncológicos ao ano. "Devido a esse número, temos a necessidade de oferecer o tratamento integral a esses pacientes, dar a população o que ela realmente precisa. Nós temos o atendimento quimioterápico, exames, consultas, cirurgias e acompanhamento psicológico, social e nutricional, mas falta radioterapia, um sonho antigo do Hospital", afirmou o superintende geral do Hospital da Baleia, Francisco de Assis Figueiredo.
A construção do Centro de Radioterapia precisa de um investimento de R$ 6,2 milhões, aproximadamente. Desse valor, 1,5 milhão vem do Instituto Nacional do Câncer. “Se fizermos a conta de 150 pessoas doando por dia, em 10 dias teremos 1500 doações. Acho que em mais ou menos três ou quatro meses conseguiremos muito mais que um Mineirão cheio”, disse o tecladista do Skank, Henrique Portugal, presente no lançamento da campanha.
É a segunda vez que o grupo atende a um convite do Hospital da Baleia (a primeira vez foi em 2004) e, de acordo com Samuel Rosa, deve-se à credibilidade da instituição. “Já é a segunda vez que fazemos uma campanha para o Baleia. Sabemos que é gente séria, gente bacana, que faz um trabalho super bonito, que emociona. Então aqui dá para a gente embarcar. É mais uma galera que a gente pode confiar, que a gente sabe que o retorno, que a conseqüência dessa parceria vai chegar nas mãos de quem realmente precisa”, afirma o vocalista.
Ajude você também! É muito fácil e vale a pena!
A campanha já começou e espera a colaboração de toda a população. As doações serão realizadas pelo telemarketing do Hospital. Aqueles que quiserem ajudar, basta ligar no telefone 3115-3535.
Saiba mais sobre a Radioterapia no Hospital da Baleia
Leia o Informativo do Hospital da Baleia
Confira as fotos do lançamento da campanha! (Créditos: Baleia Imagens)