Exposição mostra as primeiras fotos do Skank

Publicado por Skank em 03/06/2011

A primeira sessão de fotos do Skank, feita em 1991 pela fotógrafa Paula Fortuna e ainda inédita para o público, é tema de uma exposição que será inaugurada no dia 10 de junho, próxima sexta-feira. Desta sessão inicial, apenas uma foto chegou a ser publicada em um jornal para anunciar o primeiro show da banda, que aconteceu no Aeroanta, em São Paulo.

Vinte anos depois, e como parte das comemorações do aniversário do Skank, os fãs poderão ver as primeiras 14 imagens clicadas com a banda. A exposição “Skank 20 anos, por Paula Fortuna” será aberta às 19h30, do dia 10 deste mês, no piso Mariana do BH Shopping, em Belo Horizonte. A entrada na mostra é gratuita e ela estará disponível para visitação até 26/06, das 10h às 22h.

Leia abaixo o texto da jornalista Mariana Peixoto que descreve a exposição e clique aqui para ler a matéria publicada no caderno cultura, do jornal Estado de Minas, com várias curiosidades.

Skank – 20 anos

Alguns detalhes, com a passagem do tempo, a memória apagou. Teria sido num sábado? Onde foi realizada a primeira sessão? Na casa da família de Haroldo ou nas antenas de TV?  Existem outros, no entanto, que não há como esquecer. Como o lençol branco fazendo as vezes de um improvisado fundo infinito, com as marcas deixadas pela passagem a ferro quente.

Naquele fim de maio, início de junho de 1991, faltava experiência, sobrava empolgação. Estudante de Comunicação, Paula havia se tornado, há pouco, monitora de fotografia. Pelo estágio, recebia em rolos de filme e horas de laboratório. Samuel, Henrique, Haroldo e Lelo também começavam. Findo o Pouso Alto, davam os primeiros passos para sua nova banda.

Os cinco se encontraram por obra de Fernando, colega de PUC da primeira, empresário dos outros, que não demorou a descolar um show. Para uma banda recém-batizada, estrear no Aeroanta, cenário de novos grupos da São Paulo daqueles tempos, não era qualquer coisa. A data em que o Skank iria pisar num palco pela primeira vez estava marcada: 5 de junho.

Faltava tirar uma fotografia, já que eles também deveriam sair no jornal. Paula descolou dois rolos de filme P&B e foi para a sessão. Todos iriam ganhar ali. O Skank, afinal, iria fazer seu primeiro show. E Paula teria uma fotografia publicada na grande imprensa. E assim aconteceu.

Numa quarta-feira de junho, o Skank estreou. Para 37 pagantes. E Paula, naquele mesmo dia, teve a foto publicada. Mas o jornal a chamou Paulo Fortuna. Bem, não foi da maneira sonhada, mas foi uma estreia. Que permaneceu inédita, à exceção daquela única foto, até agora.

O Facebook (o que mais poderia ser nesses tempos?) uniu todos novamente, tanto tempo depois. E aqui ei-los, como foram um dia. Começo, todo mundo teve um. Vinte anos atrás, este foi o de Paula Fortuna, Samuel Rosa, Henrique Portugal, Haroldo Ferretti e Lelo Zaneti.

Mariana Peixoto

  • © 2023