Equipe Skank entrevista Conrado Almada

Publicado por Skank em 11/02/2010

O clipe do novo single do Skank, “Noites de Um Verão Qualquer”, acabou de sair do forno e, mais uma vez, Conrado Almada, o Diretor do vídeo, mostrou que originalidade e criatividade são o seu forte. Este é o teceiro clipe dirigido por ele e o segundo do álbum Estandarte, atual disco de trabalho do Skank.

Não poderíamos deixar de conversar com o Conrado para mostrar aos fãs um pouco sobre ele, além de contar alguns detalhes sobre a produção e gravação do clipe.

Abaixo, a entrevista que fizemos com o Diretor que não tem medo de inovar. Vale a pena conferir:

Equipe Skank – Conrado, é o terceiro clipe do Skank que você dirige e o segundo do CD Estandarte. Como se deu a sua aproximação com a banda e o que você sentiu com a grande repercussão do clipe de Sutilmente? Você esperava?

Conrado – Minha história com o Skank começou há aproximadamente três anos, quando dirigi o clipe de “Seus Passos”. A banda já vinha acompanhando meu trabalho através de clipes que eu tinha feito para o Pato Fu, Tianastácia e outras bandas, e então veio o convite. A partir daí, nossa sintonia foi incrível, a banda sempre me deu bastante liberdade de criação e confiou muito no meu trabalho. Quando me chamaram para dirigir “Sutilmente”, senti um enorme satisfação e responsabilidade, pois a música é linda e já estava sendo bastante tocada, logo o clipe deveria ser à altura. Então, apresentei a proposta de fixá-los no paredão e filmar tudo a 90 graus e, apesar de aparentemente a ideia ser absurda, a banda topou de cara, o clipe foi produzido com uma equipe incrível, foi super visto e comentado e, por fim, coroado com o prêmio de Melhor Video Clipe do Ano no VMB 2009. A satisfação foi imensa, pois esse realmente foi um clipe que envolveu o esforço de muita gente pra dar certo, principalmente da própria banda, mas valeu muito a pena.

Equipe Skank – Como surgiu a ideia do clipe de “Noites de Um Verão Qualquer”, como você se inspirou? Os integrantes aceitaram a ideia de cara, também participaram da criação?

Conrado – Como disse anteriormente, o Skank é a banda que todo diretor quer trabalhar, pois eles te dão liberdade criativa e, principalmente, a matéria prima, que é uma bela música. Nesse caso não foi diferente. Eles me passaram a música e então eu apresentei uma ideia que foi aceita imediatamente. Eu procuro conversar antes com a banda pra entender a história da música, de onde veio a letra, alguma curiosidade, para poder propor algo que seja fortemente conectado com o que se ouve.

Equipe Skank – Nos conte um pouco sobre o processo de produção do clipe, vocês conseguiram fazer todo o planejado? Quanto tempo demorou até que tudo estivesse pronto?

Conrado – Esse clipe, como os outros que fiz pro Skank, foi bastante trabalhoso, mas o processo foi ao mesmo tempo extremamente divertido e envolvente. Conseguimos seguir o planejamento e, ao todo, levamos cerca de dois meses do início ao trabalho finalizado.

Equipe Skank – Agora, a melhor parte: a gravação. Como e onde foi feita? Em Dezembro o Haroldo soltou no Twitter do Skank que a gravação já havia começado. Nos conte como foram esses dois meses de gravação.

Conrado – “Noites de Um Verão Qualquer” teve etapas de produção bastante distintas. A primeira foi a captação de imagens de um show do Skank, onde eu os filmei tocando a música. A partir de então, editei o vídeo com a performance da banda. Na sequência, imprimi as imagens todas dessa performance em papel e cortei todos os quadros do video, dando um total de 2.800 pedacinhos de papel. Depois veio a etapa de refotografar esses quadrinhos juntamente com as imagens que eu ia desenhando no decorrer da música, que representam graficamente o que a letra diz. Neste momento, usei como base um pequeno caderno de desenhos que costumo carregar comigo sempre e nele as imagens do clipe iam se desenvolvendo. Esse processo de gravação se chama Stop Motion e levou algumas semanas em que eu e o Hailton Perninha, meu assitente, demos uns 3.000 cliques. O clipe foi todo produzido e finalizado na Brokolis do Brasil em BH, a produtora onde eu desenvolvo meus trabalhos.

Equipe Skank – Para terminar, resuma em algumas palavras como é o seu trabalho, como é trabalhar com o Skank e o que você espera desse novo clipe.

Conrado – Dirigir videoclipes é uma das coisas que mais gosto de fazer, pois possibilita muita experimentação com as imagens. Trabalhar com o Skank é sempre muito empolgante e desafiador, pois as músicas são excelentes e te exigem um algo a mais nos clipes que os fâs da banda sempre esperam. Mas é justamente isso o que mais me motiva. Espero que os fâs do grupo curtam o clipe, que tem uma linguagem bem diferente, e que o Skank continue sempre fazendo músicas tão boas de se ouvir!

E aí, gostaram do papo? Nós adoramos conhecer um pouco mais sobre o Conrado Almada. Agora, a ansiedade para ver o resultado está ainda maior!
Fiquem ligados, pois mais novidades estão por vir. O clipe de “Noites de Um Verão Qualquer” promete causar muito impacto e agradar muito os fãs.

  • © 2023